sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia de S.Valentim

"Amor não se conjuga no passado, ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente."


A Lenda

   O dia 14 de Fevereiro, festa do santo, é considerado, em muitos países, como o dia dos namorados. É um dia caracterizado pela celebração do amor, da paixão entre amantes e a partilha de sentimentos.

   Ainda existem muitas especulações acerca da origem de São Valentim e da forma como este se tornou o sacrificado dos enamorados. A lenda mais difundida tem lugar no séc. III d.C. Nessa altura, alvo das regras do imperador Claudius II, Roma estava constantemente envolvida em guerras bárbaras e sangrentas, havendo uma enorme dificuldade em encontrar soldados voluntários para a armada militar. O imperador acreditava que a causa desta realidade era o facto de os homens não quererem deixar os seus amores e famílias. Como solução, decreta a proibição de todos casamentos. São Valentim, frade cristão, terá ignorado as ordens de Claudius II, continuando a consagrar matrimónios, em segredo, a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, este sigilo terá sido descoberto e Valentim preso, torturado e executado no dia 14 de Fevereiro de 270 d.C.


Se antes o casamento era
sagrado, hoje a traição é “consentida”...

   Antigamente, as famílias eram extremamente conservadoras. Havia um enorme respeito entre o casal e, sobretudo, uma enorme valorização de cada gesto. Muitas relações eram definidas como “proibidas” devido à ambiguidade entre as classes sociais.

   Hoje, a realidade é bastante diferente. Muitas relações estão a tornar-se extraordinariamente banalizadas, onde tudo é permitido. Cada gesto perde o seu encanto original, resultado da permissão elevada e da frequência com que é feito.

   A magia do amor tem-se vindo a perder. Não estará na altura de se voltar a pedir a mão da amada?

   E porque nunca é tarde para oferecer um presente simbólico, principalmente se soubermos o seu verdadeiro significado... Aqui ficam as definições das cores das Rosas que, apesar de caracterizarem o amor, contêm interpretações próprias:

Rosa Vermelha - amor, paixão
Rosa Amarela - felicidade, amizade
Rosa Rosas - amizade, carinho
Rosa Chá - respeito, admiração
Rosa Branca - pureza, paz
Rosa Laranja - fascínio, encanto
Rosa Champanhe - admiração, reverência

Questionário:

1 - O que é que o dia de S. Valentim significa para ti?
2 - Como é que estás a pensar passar esse dia?
3 - O que é que achas das relações de hoje, relativamente às das gerações anteriores?

Entrevista a:

Rapaz Comprometido
   1 - É (quase) um dia como todos os outros. Não deve ser necessário um dia específico para nos lembrar do que é especial.
   2 - Não tenho nada planeado, mas quero estar com a minha namorada, como quero sempre.
   3 - Tem-se perdido bastante da serieda-de inerente a uma relação. Não me parece que o "curtir" se considere uma relação, como a juventude de agora pensa.

Rapariga Comprometida
   1 - É um dia particularmente especial, em que se relembram momentos especiais e se reforça o sentimento que se vive.
   2 - Como este ano o dia de S. Valen-tim é a uma segunda-feira, vou comemorá-lo apenas à noite. Estou a pensar ir jantar a um restaurante e depois assistir a um filme. Desta forma, juntam-se dois ingredientes numa noite que será relembrada.
   3 - Na minha opinião, o dia de S. Valentim sempre existiu. No entanto, antigamente, não lhe era dada tanta importância pois não havia a liberdade que existe neste momento. Considero que há uma grande percentagem de casais que vêem este dia como algo especial que não pode deixar de ser comemorado.


Rapaz Solteiro
   1 - Este é um dia em que todos os homens com uma relação ficam pobres (monetariamente). Respondendo melhor, considero-o uma data especial na qual se demonstra o amor à pessoa de quem gostamos.
    2 - A estudar, pois tenho exames a partir das 14:30h.
   3 - Penso que hoje há mais respeito. Felizmente, todas as relações que conheço de amigos e familiares têm durado e é muito devido a esse respeito mútuo, que antigamente não acontecia.

Rapariga Solteira
   1 - O dia de S. Valentim é um dia em que devemos estar de uma maneira especial com a pessoa de quem gostamos.
   2 - Como outro dia qualquer, infelizmente.
   3 - Penso que as relações dependem muito das pessoas e da maturidade das mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário