segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

“Se formos apenas mais uma Escola, seremos uma escola a mais”




   "A Escola Superior de Comunicação Social é uma instituição de enorme referência em Portugal. Para além de estar em permanente interacção com a sociedade, possui um vasto conjunto de equipamentos tecnológicos e de multimédia que permitem ao estudante um contacto mais próximo com a sua futura realidade profissional.
   A ESCS tem em vigor Licenciaturas em Audiovisual e Multimédia, Jornalismo, Publicidade e Marketing, Relações Públicas e Comunicação Empresarial, bem como os respectivos mestrados, em horário pós-laboral. Contém também especializações em Inglês, quer de Nível I quer de Nível II.


Audiovisual e Multimédia
   No curso de Audiovisual e Multimédia os alunos aprendem a resolver problemas de comunicação através de uma integração dos saberes teóricos com os saberes práticos. Procura-se conceber e desenvolver produtos Audiovisuais e Multimédia, como, por exemplo, sites web, produções de video, animações 2D e 3D ou CD's e DVD's interactivos.

Provas específicas (uma de entre as três):
História da Cultura das Artes
Matemática
Português


Jornalismo
   O percurso dos alunos estrutura-se na área das ciências sociais e humanas, com vista a adquirirem as competências culturais e comunicacionais indispensáveis ao exercício da profissão. Em simultâneo, os ateliês de jornalismo - escrito, radiofónico, televisivo e digital - permitirão simular as formas de expressão e as rotinas produtivas adaptadas a cada meio de comunicação.

Provas específicas (uma de entre as três):
Geografia
História
Português


Publicidade e Marketing
   O curso de Publicidade e Marketing desafia a criatividade dos seus alunos. Oferecendo a possibilidade de escolha entre publicidade e marketing, os alunos trabalham situações reais, reproduzindo o funcionamento, por exemplo, de uma agência de publicidade ou desenhando a estratégia de marketing de uma empresa.

Provas específicas (uma de entre as três):
História
Matemática
Português


Relações Públicas e Comunicação Empresarial
   A área da Comunicação Empresarial é central em qualquer instituição: empresas ou organismos públicos. Através de laboratórios onde experimentam a realidade das Relações Públicas, os alunos passam por várias áreas e experiências, organizando eventos ou respondendo directamente a propostas feitas pelas empresas na área da comunicação.

Provas específicas (uma de entre as três): 
Geografia
História
Português


   Todos os planos de estudo estão adequados ao processo de Bolonha.



   No que diz respeito às Actividades Extracurriculares, apresenta um vasto leque de opções, nomeadamente: Programa E2, um programa televisivo criado pelos alunos, que tem transmissão semanal na Rtp2, no Espaço Universidades; Jornal 8ª Colina, encartado no Público e criado essencialmente por alunos do curso de Jornalismo (contando também com a ajuda de professores e alunos dos restantes  cursos); Núcleo Zoom, uma plataforma de aprendizagem da arte fotográfica, tanto na vertente analógica como na digital; Grupo de Teatro 2ªcircular; entre outras. Estas actividades têm vindo a ter uma crescente adesão por parte dos alunos, uma vez que são, cada vez mais, um aspecto fulcral no curriculum de cada um.


VISITA GUIADA

   Numa visita à Escola Superior de Comunicação Social, foi-nos permitido constatar as suas excelentes condições. Nos pisos superiores decorrem as aulas teóricas, enquanto que as aulas práticas têm lugar nos pisos inferiores (áreas tecnológicas). Todos os quatro cursos têm uma vertente muito prática, sendo esse o ponto forte da ESCS.


   Os alunos, no início do primeiro ano, são submetidos a exame de Inglês e, em caso de reprovação, têm até ao final do terceiro ano para concluir a disciplina.

   A Escola Superior de Comunicação Social dispõe de um gabinete de estágios que elabora protocolos entre várias instituições e para onde são enviadas várias solicitações de emprego. Para além de se encontrar equipada com rede Wireless, a Escola fornece também aos seus alunos todos os materiais necessários para fazer filmagens (câmaras, microfones, projectores de luz, entre outros), sendo possível, através de uma requisição, levá-los para o exterior da escola, se necessário.

   Os estúdios da ESCS, onde são gravados alguns programas televisivos, são extremamente requisitados, principalmente o estúdio virtual, devido à sua tecnologia de ponta. O maior investimento é, então, realizado na manutenção destes espaços.

    As variadas actividades extracurriculares existentes têm uma excelente qualidade, sendo os alunos que participam nas mesmas os que têm maior facilidade em arranjar emprego.

   Para além da Tuna e da Associação de Estudantes, a escola possui ainda a rádio ESC FM com emissão online.

   A iniciativa Erasmus tem tido um progresso constante, visto ser uma experiência que marca a vida de quem decide partir à aventura. Todos os anos, alunos da ESCS despedem-se de Portugal para descobrir um país e uma cultura diferentes."

Facebook - Gosto!


   "Na sociedade ocidental, a sede de informação e entretenimento cresce de dia para dia e a Internet tem sido a aposta no futuro. Considerada a rede social com mais visitas mensais, o Facebook torna-se cada vez mais poderoso e popular pela sua capacidade inovadora de interacção e de expressão. O número de utilizadores tem crescido a uma escala imensa.


   Este website possui, actualmente, cerca de 500 milhões de utilizadores activos, sendo que um, em cada dois, visita a sua conta uma vez por dia. “Dar às pessoas o poder de partilhar e tornar o mundo mais aberto e ligado” é o principal objectivo do mesmo.

   Em seis anos de existência, teve um impacto tão significativo que chegou ao grande ecrã. O filme “The Social Network”, lançado em 2010, retrata a forma como Mark Zuckerberg e os seus colegas Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram, enquanto estudantes da universidade de Harvard, uma das redes sociais mais visitadas da história da Internet. Surge como um website de “hot and cold” e torna-se num sucesso mundial.


   Mas, como em tudo, existem aspectos negativos. Problemas como a utilização, manipulação e distorção de dados pessoais estão cada vez mais presentes. Casos de agressões, intimidações, abusos de privacidade e de outras violações de direitos humanos são algumas das consequências que a partilha de informações pessoais podem levar quando não são tomadas precauções. Lembta Eric Schmidt que "A Internet é a primeira coisa que o Homem construiu e não entende na sua totalidade; a maior experiência de anarquia que alguma vez tivemos".

   No entanto, e através de um inquérito realizado na Escola Secundária de Cascais, chegamos à conclusão de que a camada jovem do concelho está mais precavida e preocupada com os possíveis problemas da Internet. Segundo os resultados dos questionários, mais de 80% de alunos possuem conta Facebook e admitem passar grandes períodos de tampo no mesmo. Contudo, o estudo aponta para uma maior restrição de informação partilhada, bem como uma atenção na publicação de dados concretos sobre moradas e contactos. Os alunos estão mais informados e conscientes da ameaça implícita nestes sites."



"E como por vezes o humor diz tudo, deixamo-vos estas imagens."








sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

3ª EDIÇÃO - supera as expectativas!



Pelo terceiro mês consecutivo, o Ipsis Verbis volta para te surpreender!

Ano novo, vida nova... Será mesmo assim? Ou será que estamos mais perto do fim? Não percas o que temos para te dizer sobre o tão falado 2012! 

E já pensaste sobre o que queres fazer no teu futuro? Direito está na tua lista?
Então vem ver o que te oferece a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa!

Isto e muito, muito mais num Ipsis Verbis perto de ti!

Agarra-o já na próxima segunda-feira, dia 17 de Janeiro,
pela módica quantia de 0.50€ (não, aqui o IVA também não sobe!)

À venda nos locais habituais!

domingo, 9 de janeiro de 2011

In:Fusão - Arte e Objectos Integrados



O Espaço In: fusão – Arte e Objectos Integrados é um espaço que, pelo seu conceito inovador, o torna único no concelho de Cascais.

O objectivo do espaço In:fusão é a integração e fusão das diversas artes (pintura, escultura, serigrafia e fotografia), do design (peças de autor, mobiliário e bijutaria), da arquitectura e da decoração, numa perspectiva global, de forma a olhar para um todo e, assim, contribuir para uma melhor qualidade de vida do individuo.

In:fusão
In de Interiores
In de Integração
In de Inovação
In de Íntimo

O Cliente do espaço In:fusão tem a possibilidade de solicitar projectos de arquitectura, consultoria e na área da decoração, de adquirir peças em exposição ou solicitar a criação de peças específicas e à sua medida.


“Parece que alguém premiu o botão “Criar” e surgiu esta loja numa torrente imparável de criações artísticas, de bijutaria à pintura, com espaço ainda para a decoração, o design e os chás.”

in Convida Cascais & Estoril nº2 maio 2009


Como chegar à Loja:
RUA MANUEL JOAQUIM DE AVELAR, Nº10 2750-421 CASCAIS
Estamos situados no centro de Cascais, junto ao Jardim Visconde da Luz e no acesso à Loja do Cidadão.


Contactos:
Telefone: 21 483 52 68
Telemóvel: 91 605 51 40
Fax: 21 483 52 68
Email: info@in-fusão.com
Site: www.in-fusao.com