segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Facebook - Gosto!


   "Na sociedade ocidental, a sede de informação e entretenimento cresce de dia para dia e a Internet tem sido a aposta no futuro. Considerada a rede social com mais visitas mensais, o Facebook torna-se cada vez mais poderoso e popular pela sua capacidade inovadora de interacção e de expressão. O número de utilizadores tem crescido a uma escala imensa.


   Este website possui, actualmente, cerca de 500 milhões de utilizadores activos, sendo que um, em cada dois, visita a sua conta uma vez por dia. “Dar às pessoas o poder de partilhar e tornar o mundo mais aberto e ligado” é o principal objectivo do mesmo.

   Em seis anos de existência, teve um impacto tão significativo que chegou ao grande ecrã. O filme “The Social Network”, lançado em 2010, retrata a forma como Mark Zuckerberg e os seus colegas Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram, enquanto estudantes da universidade de Harvard, uma das redes sociais mais visitadas da história da Internet. Surge como um website de “hot and cold” e torna-se num sucesso mundial.


   Mas, como em tudo, existem aspectos negativos. Problemas como a utilização, manipulação e distorção de dados pessoais estão cada vez mais presentes. Casos de agressões, intimidações, abusos de privacidade e de outras violações de direitos humanos são algumas das consequências que a partilha de informações pessoais podem levar quando não são tomadas precauções. Lembta Eric Schmidt que "A Internet é a primeira coisa que o Homem construiu e não entende na sua totalidade; a maior experiência de anarquia que alguma vez tivemos".

   No entanto, e através de um inquérito realizado na Escola Secundária de Cascais, chegamos à conclusão de que a camada jovem do concelho está mais precavida e preocupada com os possíveis problemas da Internet. Segundo os resultados dos questionários, mais de 80% de alunos possuem conta Facebook e admitem passar grandes períodos de tampo no mesmo. Contudo, o estudo aponta para uma maior restrição de informação partilhada, bem como uma atenção na publicação de dados concretos sobre moradas e contactos. Os alunos estão mais informados e conscientes da ameaça implícita nestes sites."



"E como por vezes o humor diz tudo, deixamo-vos estas imagens."








Sem comentários:

Enviar um comentário