A ESHTE orgulha-se de ser a única escola do país que engloba todas as áreas de Turismo, tendo bastante prestígio, quer a nível nacional quer a nível internacional. Regista uma taxa de empregabilidade extremamente elevada, verificando-se acima dos 90%.
Preza-se, também, por um acompanhamento constante no que diz respeito aos alunos, uma vez que o seu processo é seguido mesmo antes de ingressarem na escola e após a sua saída para o mercado de trabalho.
É uma escola pública que permite a candidatura de todos, onde os alunos dos cursos profissionais ligados ao turismo têm 30% de vantagem sobre os que vêm do Ensino Secundário normal. Além da vertente teórica, aposta sobretudo na parte prática. Por esta razão há um grande investimento em estágios que complementam a formação do aluno.
A ESHTE disponibiliza as seguites Licenciaturas:
DIRECÇÃO E GESTÃO HOTELEIRA
Apresentação: Confere competências para a prática de funções de gestão e direcção de departamentos de planeamento e controle de gestão, marketing, gestão financeira, gestão comercial, gestão de recursos humanos e gestão de qualidade.
Específicas: Matemática ou Economia
Saídas profissionais: Direcção e gestão das diferentes áreas departamentais e/ou empresas de hotelaria e restauração.
GESTÃO TURÍSTICA
Apresentação: Desenvolve competências no que respeita aos saberes teóricos, técnicos e operacionais que permitam uma intervenção pró-activa no sistema turístico, tanto ao nível do seu desenvolvimento, como ainda do funcionamento das estruturas empresariais e territoriais, bem como da forma de operacionalizar os produtos turísticos.
Este curso divide-se, a partir do 3.º semestre, em dois ramos:
Gestão de Empresas Turísticas
Gestão de Produtos Turísticos
Específicas: Matemática ou Economia ou Geografia
Saídas profissionais: Organização e gestão de eventos em diferentes empresas e instituições; direcção de departamentos comerciais em empreendimentos hoteleiros; direcção de empresas de cruzeiros; etc.
INFORMAÇÃO TURÍSTICA
Apresentação: Confere competências para a prática de funções nas áreas de acolhimento e acompanhamento dos turistas, assim como na informação adequada a fornecer aos mesmos.
Específicas: Alemão ou Francês ou Espanhol ou Inglês
Saídas profissionais: Acompanhamento e informação a turistas em todo o território nacional (Guias Intérpretes Nacionais – Profissão Regulamentada).
PRODUÇÃO ALIMENTAR EM RESTAURAÇÃO
Apresentação: Promove competências para a prática de funções operacionais (saber-fazer), alargando-se ao domínio da gestão da produção alimentar (saber coordenar), tendo sempre presente a necessidade de evolução e adaptação constantes.
Específicas: Biologia e Geologia ou Física e Química A ou Economia
Saídas profissionais: Cargos de direcção, gestão e organização de unidades de produção de alimentos em restauração (tradicional, colectiva, catering, indústria), com competências técnicas ao nível da produção e confecção alimentar, da higiene e segurança alimentar, da gastronomia, da nutrição e da gestão da produção.
GESTÃO DO LAZER E ANIMAÇÃO TURÍSTICA
Apresentação: Desenvolve competências para a prática de funções nos domínios do planeamento, gestão e execução de projectos de animação turística, bem como de coordenação e gestão de equipamentos de lazer (Turismo, Cultura, Recreio e Desporto).
Específicas: Matemática aplicada às Ciências Sociais ou Economia ou Inglês
Saídas profissionais: Coordenação e controlo das diferentes áreas de animação turística em empreendimentos turísticos, em pequenas e médias empresas de Turismo de Natureza e de Aventura, em parques temáticos e em teatros, centros culturais e produtoras de eventos e de espectáculos.
Visita Guiada
Numa visita à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, foi-nos permitido visualizar as principais instalações. Inicialmente, começámos por ver uma das áreas mais práticas, nomeadamente: Restaurante e Bar – onde parte dos alunos são convidados a fazer uma simulação de clientes, enquanto que outros se dedicam ao ramo da confecção e serviço à mesa. Assim sendo, o treino efectuado durante a semana é posto em prática nos fins-de-semana em que se realizam reuniões de direcção ou conferências com convidados especiais.
No fim do primeiro semestre há uma rotação entre os alunos que frequentaram a zona dedicada ao Restaurante e Bar e os que previamente integravam a zona de Cozinha e Pastelaria. Numa conversa com um dos chefes de cozinha, ficámos a saber que o ensino prima pela exigência, não só a nível prático e teórico, bem como pela requisição de uma aparência cuidada.
No decorrer da visita constatámos as suas excelentes condições, ao verificarmos o bom equipamento das salas de aula, a enorme capacidade dos auditórios - quer da comunidade interna quer externa -, bem como o excelente espaço dedicado ao estudo, concedido pela biblioteca escolar.
Umas das particularidades da ESHTE é o facto de possuir um edifício de alojamento, destinado a quem concorre à respectiva bolsa - permitindo, aos alunos com menores capacidades financeiras, uma oportunidade de estudo semelhante à dos colegas.
A escola preza-se por oferecer aos futuros alunos uma visita guiada antecipada para que estes possam ter uma noção mais precisa das condições que esta oferece e do ambiente envolvente. Por estas razões, foi-nos dito que há uma tentativa de responder a todos os e-mails sobre eventuais questões e que as portas estão sempre abertas a todos aqueles que pretendam conhecer melhor a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Sem comentários:
Enviar um comentário