sábado, 28 de maio de 2011

Cascais e Pesca - Nova Relação

   Influenciada pela tradição milenar, a pesca recreativa (ou desportiva) surge como uma modalidade de lazer ou competição que encara a pesca como um hobby ou um desporto, chegando muitas vezes a ser a principal motivação para uma viagem turística.

   O concelho de Cascais é procurado por muito aficionados desta modalidade, portugueses e estrangeiros, devido à sua grande biodiversidade marinha. Embora as espécies variem conforme a altura do ano e o estado do mar, à pesca apeada (a partir de terra) encontramos sargos, douradas ou robalos; à pesca embarcada (artesanal ou maritimo-turistica) apanham-se carapaus, pargos, bezugos, safias ou safios; e praticando caça submarina deparamo-nos com um pouco de tudo (incluindo ainda mariscos e moluscos).

   As condições naturais fantásticas para a prática desta modalidade são uma mais valia para o concelho pois, dando já este uma enorme importância às actividades relacionadas com o Mar, a pesca desportiva pode ser outro ramo turístico dinamizador da economia.

   Contudo, esta prática desportiva raramente é tida em conta e nunca é promovida. A falta de apoios e a atitude relutante das pessoas face à pesca desportiva são os principais entraves da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário