domingo, 22 de maio de 2011

Instituto Superior Técnico

"Excelência em Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia"

   Fundado em 1911, o Instituto Superior Técnico distingue-se pela sua influência nacional e reconhecimento internacional. Esta instituição forma profissionais altamente qualificados nas áreas de Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia, que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento social e económico de Portugal.

   Esta instituição divide-se em dois pólos: um na Alameda e outro no Taguspark. De forma a ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais, o IST aposta nas vertentes de graduação, pós-graduação, formação ao longo da vida  e desenvolvimento de actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

   Dos muitos cursos que o IST oferece o Ipsis Verbis decidiu destacar os seguintes:


Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e de Computadores

   O seu principal objectivo consiste na formação de profissionais capazes de intervir no domínio da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, a nível da concepção, especificação, projecto, industrialização, comercialização e utilização de produtos e serviços que utilizam a Electricidade.
   Saídas Profissionais: Abrange serviços e industrias nas áreas tecnológicas de Telecomunicações, Energia, Electrónica, Computadores (perspectivas hard e soft), Robótica, Decisão e Controlo e ainda em empresas de suporte tecnológico ligadas ao desenvolvimento de sistemas e produtos para medicina, biotecnologia, espaço, oceanos, ambiente, etc.


Mestrado Integrado em Engenharia Civil
  
   Este curso tem como finalidade a concepção, o projecto e a exploração de sistemas que, efectuando o aproveitamento dos recursos naturais, permitam a sua adequada utilização pela população, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
   Saídas Profissionais:  O mercado de trabalho é extremamente diversificado merecendo destaque: os gabinetes de projecto; as diversas indústrias ligadas ao sector da construção; as empresas de infra-estruturas (água, saneamento, electricidade, gás, redes viárias); os organismos da administração central, regional e municipal; as actividades de manutenção e gestão de operações; as tarefas de avaliação de projectos e consultoria em empresas de serviços (bancos e seguradoras); as actividades técnico-comerciais; os laboratórios de investigação e de desenvolvimento industrial.


Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

   Centra-se em três áreas de especialização fundamentais: a transformação e utilização de energia, o projecto e fabrico de produtos, equipamentos e sistemas industriais e o controlo e automação de sistemas mecânicos.
   Saídas Profissionais:  gabinetes de projecto,  indústrias de fabricação de equipamentos mecânicos e térmicos, empresas de produção de energia e climatização, actividades de manutenção e gestão de operações, tarefas de avaliação de projectos e consultoria em empresas de serviços (bancos e seguradoras), as actividades técnico-comerciais, laboratórios de investigação e de desenvolvimento industrial, etc.


Mestrado Integrado em Arquitectura

   Com uma duração de 5 anos, este curso tem o objectivo de  formar arquitectos numa cultura de rigor, com elevados conhecimentos técnicos, que lhes permita estabelecer um diálogo eficaz e instruído com os outros especialistas com os quais têm de interagir. Desta forma tem em vista o desenvolvimento do projecto de arquitectura sem, no entanto, descurar a componente artística e cultural, isto é, investe na componente mais técnica desta área.
   Saídas Profissionais: Incluem os campos de actuação profissional relacionados com o projecto de arquitectura, a indústria da construção e a administração local e central.


Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

   Curso que concilia conhecimentos de engenharia tradicional com conhecimentos de socioeconomia, organização do território e tecnologias ambientais. Desta forma, proporciona uma formação sólida e orientada para a resolução de problemas ambientais que permita acompanhar a evolução rápida da Natureza e da Sociedade.
   Saídas Profissionais: Empresas de prestação de serviços e de consultoria; Administração Central, Regional ou Local; Organismos públicos ou privados relacionados com o Ambiente; Indústria; Laboratórios e instituições de investigação, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário