sexta-feira, 22 de abril de 2011

FMUL - "A trabalhar para uma Medicina científica mais humana e centrada na Pessoa Doente"

   A Faculdade de Medicina é uma instituição de ensino superior integrada na Universidade de Lisboa. As suas instalações encontram-se no edifício do Hospital de Santa Maria (que faz parte da rede hospitalar do Ministério da Saúde). Recentemente, estas foram ampliadas ao edifício Egas Moniz e, através de protocolos de cooperação, a vários Hospitais e Centros de Saúde.

   É uma Escola Superior que mergulha as suas raízes científicas na acção dos pioneiros da Medicina Científica em Portugal, com uma visão alargada e objectiva dos grandes desafios da Medicina e da Saúde no século XXI.

   Com o objectivo de contribuir para o progresso das Ciências Médicas, promover a inovação e o desenvolvimento de uma Medicina científica mais humana e centrada na Pessoa Doente, a FMUL é uma instituição de grande prestígio.

   Os seus objectivos foram precedentemente enunciados: "Formar Médicos, com sólida formação científica, capazes de auto-aprendizagem e capacidade para lifelong learning, com competências em Comunicação com os doentes, inter-pares e com a Sociedade, habilitados a trabalhar em equipas profissionais multi-disciplinares, atentos aos desafios de Saúde contemporâneos e à Ética na Medicina e Ciências da Vida, aptos para integração útil e criativa nos Sistemas de Saúde em vigor na Sociedade e capazes de uma escolha informada da sua carreira profissional”.

Hospital Santa Maria


Licenciatura em Medicina

   A organização do plano de estudos é em semestres, decorrendo durante 6 anos (12 semestres).

   No final do 3.º ano é conferido o Grau de Licenciado em Estudos Básicos de Medicina. Os alunos podem transitar com unidades curriculares em atraso, de 40% referentes às actividades lectivas do ano curricular anterior. Esta percentagem não se aplica na transição para os 4.º e 6.º anos, tendo em consideração que o primeiro é final de ciclo, com atribuição de grau de estudos, e que o segundo é um estágio profissionalizante.

   A conclusão do Curso de Mestrado Integrado em Medicina pressupõe a realização de Trabalho Final. O estudante poderá optar por um de dois tipos de trabalho final: artigo científico com contribuição original ou artigo de revisão sobre tópico escolhido pelo aluno e orientador. A classificação será de Apto ou Não Apto.

   A classificação numérica final do Curso de Medicina (10 a 20 valores) resulta do somatório dos valores ponderados obtidos em cada unidade curricular.

   A Faculdade de Medicina oferece, ainda, um amplo leque de oportunidades de Formação Pós-Graduada, através da organização de cursos conducentes a grau académico (2º e 3º ciclo de estudos) e de cursos de formação contínua (de actualização e de aperfeiçoamento).

Saídas profissionais: As carreiras actualmente definidas, com os respectivos enquadramentos legais, são as seguintes: Médicas (Hospitalar, Medicina Geral e Familiar, Saúde Publica, Medicina Legal e Medicina do Trabalho), Investigação e Docência.

Sem comentários:

Enviar um comentário