domingo, 22 de maio de 2011

Fotografia Conceptual

Protecting
   Fotografia Conceptual é um género de fotografia em que o artista tira uma fotografia inspirada num conceito ou ideia. Os conceitos têm uma qualidade única, uma vez que existem na mente, o que lhes dá a capacidade de transcender as barreiras da língua.

   Identificam-se como fotografias cuja ideia artística original é de maior importância que a realidade física que retrata. Não se trata apenas de captar um momento suspenso no tempo simplesmente pela sua beleza ou grandiosidade, mas antes levar o leitor a questionar, através dessa captação, elementos da sua vida… tais como pensamentos pessoais, medos, crenças, dúvidas.

   Não são meras composições estéticas, com a interpretação do conceito a ser fundamental para o completo entendimento das obras. Isso não significa que a componente estética seja menosprezada, uma vez que ela é um meio importante de comunicar e de tirar partido da força do conceito.
Stop Swimming

   O título da fotografia desempenha, também, um papel muito importante, interpelando o leitor e direccionando-o, ou não, para um caminho específico de pensamentos que o autor desejar. Títulos menos imediatos levarão a um processo mais complexo de decifração de significados e signos que a fotografia conceptual pretende desafiar. A obra torna-se única para cada pessoa, tal é a multiplicidade de interpretações possíveis.

   As fotografias conceptuais contribuem para um despertar de reflexão e para a nossa compreensão de algo.


"Mais do que admiração elas devem desencadear pensamentos."

Henrique Frazão

Pesquisa em:



Sem comentários:

Enviar um comentário