A PlayStation desenvolveu um ambiente interactivo a todos os jogadores de PlayStation 3 no qual os utilizadores podem jogar e conversar com família e amigos, bem como navegar na Internet - o PlayStation Network. Para aceder a esta funcionalidade, o utilizador apenas necessita de um serviço de Internet de banda larga conectado à sua PlayStation 3, uma vez que este serviço do Network é gratuito.
Contudo, e como os habituais utilizadores deste serviço já se devem ter apercebido, o PlayStation Network tem estado inactivo: ao tentar aceder ao mesmo, a informação que aparece é a de que o PlayStation Network se encontra em manutenção.
Estes chamados “trabalhos de manutenção” devem-se a um ataque criminoso ao centro de dados da Sony, empresa que desenvolveu o sistema da PlayStation, centro esse localizado em San Diego (Califórnia, E.U.A.). A Sony está então, em conjunto com a Qriocity e várias empresas de segurança, a montar uma extensa operação de auditoria ao sistema, tentando saber até que ponto alguma informação sobre perfis de utilizadores e dados de cartões de crédito poderão ter sido comprometidas.
A PlayStation, a Qriocity e a Sony têm feito diversos apelos aos utilizadores que usufruíam do serviço Network no sentido de terem paciência e de que o problema será resolvido em breve. Aliás, de maneira a cativar e a aludir à fidelidade dos utilizadores que poderão ter sido lesados, a PlayStation está disposta a presentear os seus clientes com o programa “Welcome Back” PlayStation Network e Qriocity, que irá oferecer serviços Plus a clientes que apenas beneficiam das versões regulares, por períodos não superiores a 30 dias. Mais ofertas estarão disponíveis, mas, por agora, não há certezas em relação à extensão dos danos nem a todas as ofertas com que a Sony vai brindar os clientes lesados.
Para mais informações sobre a interrupção e a restauração dos serviços PlayStation Network e Qriocity, mantenha-se atento ao site oficial da PlayStation, bem como ao site oficial da Qriocity. Decerto que a solução estará para breve pois está para fazer um mês desde o sucedido.
Sem comentários:
Enviar um comentário