domingo, 29 de maio de 2011

Nunca mais vai poder andar...”

E se as pessoas que se vêem limitadas a uma cadeira de rodas pudessem vestir um acessório robótico que as possibilitasse de andar?


   O sonho está agora mais perto da realidade.

   Eythor Bender, presidente do conselho de administração da Berkeley Bionics, apresentou nas conferências TED um modelo de exoesqueleto robótico para humanos, o eLEGS. Este exoesqueleto consiste numa espécie de acessório robótico que, ao vestir-se, fornece força extra, aumenta a velocidade e pode ajudar a controlar o equilíbrio. 

   O modelo eLEGS foi desenhado com o intuito de escrever um novo capítulo na história da mobilidade e dar uma nova esperança às pessoas incapacitadas de andar. 

   Através de sensores não invasivos que mandam sinais para um computador colocado nas costas do utilizador, este acessório robótico fornece energia aos motores que se encontram nos quadris e nas juntas dos joelhos, possibilitando um andamento suave e natural.

   Encontramo-nos assim perante uma verdadeira integração entre o Homem e a máquina com potencial para mudar a vida das gerações futuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário